segunda-feira, 12 de maio de 2008

Projetos da biblioteca




Estamos desenvolvendo no momento os seguintes projetos:

Murais e paneis

Murais e panéis são feitos  de acordo com o tema que está sendo trabalhado na biblioteca ou na escola. São colocados dentro ou fora da biblioteca. Alguns painéis são interativos, permitindo ao aluno participar efetivamente da sua elaboração.

Veja as imagens abaixo:






Concurso de poesia

Em sua 5ª edição, o concurso de poesia é realizado todo ano. Os alunos produzem as poesias, entregam na biblioteca, e a comissão, formada por funcionários da biblioteca e professores, seleciona as melhores produções que formarão um livro. O livro é lançado no final do ano durante a assembleia escolar, onde os alunos são homenageados.

Veja imagem do livro deste ano com o tema Brasil 500 anos.

Livros de poesia produzido durante o projeto "Pintura do Muro"

com o tema "Brasil 500 anos"


Livro de poesia produzido pela 3ª edição do projeto "Concurso de poesias" realizado pela biblioteca todo ano



Visita orientada

No início do ano letivo os alunos são levados à biblioteca por seus professores. Na biblioteca eles aprendem quais são seus direitos e deveres; a importância de respeitarem as normas estabelecidas pela biblioteca; como tratar o livro e todo o material da biblioteca(preservação); a retirar um livro da estante; a consultar uma hemeroteca; como participar da dinâmica da biblioteca: dando sugestões de livros para compra, doando material e participando dos projetos que a biblioteca realiza durante todo o ano.

Literando

Este projeto, que começou no ano passado (2007), fez o maior sucesso com os alunos do 2º ciclo. Os alunos vão à biblioteca uma vez por semana, acompanhados do seu professor. A biblioteca realiza diversas atividades como: leitura e contação de história (os alunos escolhem um livro, têm 20 minutos para lê-lo; depois um aluno é escolhido para  recontar  a história - antes de recontá-la o aluno apresenta o livro - título, autor, ilustrador, editora); oficina do livro (os alunos aprendem como surgiu o livro e as partes que o compõe, e no final, com o material preparado pela biblioteca, eles montam seu próprio livro. Esta oficina é realizada em 2 aulas); produção de texto com livros de imagem (os alunos são incentivados a produzirem um conto ou poesia a partir dos livros ilustrados); oficina de teatro de fantoche (os alunos formam grupos de 4 ou 5 membros, produzem uma pequena peça de teatro a partir de um tema fornecido pela biblioteca - no ano passado (2007) o tema foi "Discriminação Racial". Depois de escrita a peça utilizam os fantoches na montagem. A apresentação é feita dentro da biblioteca). Este ano estamos introduzindo outros trabalhos para incentivar ainda mais a leitura.




Teatro de fantoches, produzido e
apresentado pelos alunos
em 2007


Teatro - Grupo teatral : " Os Ousados"




Para participar do grupo 'OS OUSADOS', o aluno precisa fazer alguns testes e ser selecionado por uma comissão julgadora. (Alguns alunos são escolhidos mesmo não passando no teste, a título de inclusão - alunos com problemas de aprendizagem ou com baixa estima, por exemplo).

Com a peça "Diga não ao preconceito: um casamento caipira interracial", o grupo fez a sua primeira apresentação (Junho 2007).

Com o sucesso da peça "Adolescente, lua crescente", que apresentamos em Novembro de 2007, a Auxiliar de Biblioteca Zenaide deu prosseguimento ao projeto em 2008 e está ensaiando o clássico "Branca de Neves e os Sete Anões". No ano passado a apresentação no Teatro Marília foi genial e este ano já reservamos o teatro para apresentação da nova peça, que deverá acontecer em Outubro. Aguardem!! As fotos das apresentações você pode conferir aqui nesse blog.

Memória


Os trabalhos realizados por alunos em sala de aula são arquivados em pastas ou plastificados e montados em cadernos, formando portifólios de projetos. As pastas e cadernos podem ser consultadas por alunos, professores, funcionários e comunidade. O objetivo desse projeto é valorizar e dá visibilidade à produção dos trabalhos feitos por alunos em sala de aula, além, é claro, de valorizar também o trabalho do professor.






Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...