quarta-feira, 8 de junho de 2011

Solenidade da Troca da Bandeira em Belo Horizonte

No dia 1º de junho aconteceu a Troca da Bandeira em Belo Horizonte. Esse dia foi comemorado com grande estilo na Praça da Bandeira, e os alunos da nossa escola "Professora Maria Mazarello" estavam lá participando desse momento. Nesse mesmo dia, foram premiados os alunos vencedores do concurso de redação "Polícia Militar, uma mão amiga" promovido pela Polícia Militar mineira em conjunto com a  Secretaria Municipal de Educação, e os vencedores foram três alunas da escola: Larissa Aparecida de Almeida, Letícia de Moura Santos e Rayanne Pereira dos Santos. Veja a matéria retirada na íntegra  do site da PM de Minas Gerais e depois leia a redação de aluna Larissa, premiada em 1º lugar.


SEMANA DA PM - Crianças, emoção e civismo na Troca do Pavilhão

03/06/2011

Ao lado do comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Renato Vieira de Souza, cerca de 300 crianças e adolescentes de diversas escolas de Belo Horizonte participou, na manhã da última quarta-feira, 1º, da Troca de Pavilhão Nacional, realizada  na Praça da Bandeira, Bairro Mangabeiras. Desfile cívico-militar, apresentação do Canil e da Banda de Música da Corporação e outras atividades fizeram parte do evento, que mudou o cotidiano da cidade.
 
Cerca de 300 crianças e adolescentes de diversas escolas de Belo Horizonte participou, na manhã desta quarta-feira, 1º, da Troca de Pavilhão Nacional, realizada  na Praça da Bandeira, Bairro Mangabeiras. Acompanhados pelo comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Renato Vieira de Souza, e pelo chefe do Estado-Maior, Cel Márcio Martins Sant´Ana, os estudantes, ao lado do  mascote PM Amigo Legal, assistiram também a um desfile cívico-militar.

A solenidade faz parte da abertura das comemorações dos 236 anos da Corporação, que serão estendidas a todo o Estado, onde unidades PM também celebrarão a data. A festa, carregada de patriotismo, foi marcada por inúmeros momentos emocionantes, como  o asteamento da Bandeira do Brasil pelo comandante-geral, ladeado pelas estudantes vencedoras de um concurso a PM e pelo chefe da Assessoria de Comunicação Organizacional, Tenente-Coronel Alberto Luiz Alves.

RODÍZIO
 
 A cerimônia é um evento promovido pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e executada, em rodízio, pelo governo de Minas, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Guarda Municipal. O momento tem o objetivo de despertar na população o culto aos valores cívicos da Nação e fortalecer a imagem dos mais importantes símbolos nacionais: a Bandeira e o Hino. Hoje, a programação foi responsabilidade da Corporação, que simultaneamente, deu início à Semana da PM. 

Na programação, constaram desfile cívico-militar com tropas dos Grupamentos Especializados (Batalhão de Polícia de Guardas - BPGd, Batalhão de Polícia de Eventos - BPE e Grupo de Ações Táticas Especiais - Gate), além de apresentações do Canil, de um coral infantil e da Banda de Música da PMMG. Foram aplaudidos por alunos do Colégio Tiradentes, da Escola Municipal Maria Mazarello,Colegio Abgar Renault (Boa Vista) e  Colégio Maximus (Santa Inês).

OS CÃES
 A apresentação dos cães Kira, Ken, Falcão e Jope foi um capitulo especial da solenidade, uma vez que, a cada comando que executavam, os estudantes aplaudiam, efusivamente. Ao lado dos Cabos Souza, Ferreira, Cláudio, De  Souza e Vaz,  os animais rolaram no chão, pularam obstáculos, sentaram e simularam ataques a um marginal.

Ao final, receberam afago dos adestradores e o carinho de dezenas de crianças que deles se aproximaram. “Primeiro fiquei com medo, mas, depois que passei a mão no pelo dele, vi que eles são mansinhos”, disse, visivelmente emocionado, um dos estudantes.
 
CRIANÇAS

 Igualmente emocionante, foi o anúncio das três vencedoras do concurso de redação. Com os olhos brilhando, elas receberam a premiação do Cel Renato. Os brindes (kits escolares) foram uma cortesia da Associação Feminina de Ação Social – Afas e três biscuits (arte assinada por Neia e Willian, da empresa Leka Beko).

As 40 crianças integrantes do coral do Colégio Maximus, que cantaram músicas do folclore brasileiro, dentre elas Peixe Vivo, uma das favoritas do ex-presidente Juscelino Kubitschek, que também pertenceu às fileiras da PMMG, mereceram o aplauso prolongado do comandante-geral, do chefe do EM e de demais autoridades e convidados presentes. “Elas mostraram aqui que têm muito talento”, destacou o Ten-Cel Alberto Luiz, lembrando que o coral foi criado em 1998 e já gravou um CD, em 2006, com músicas do compositor mineiro Chico Lobo.
 
PRESTÍGIO

 A solenidade teve início em 1998 e contou com a acolhida da  Capital, que prestigiou e aprovou todos os eventos programados. Este ano, será realizado, em cada mês, um concurso de redação com temas ligados a Polícia Miilitar destinado a estudantes das redes de ensino municipal e estadual.
 
A premiação dos vencedores fica a cargo da unidade que realizar o evento. A promoção do concurso é da Secretaria Municipal de Educação e a leitura da redação vencedora é feita, no momento da solenidade, pela própria criança ou adolescente autor do texto, dando um colorido especial à festa. As crianças também acompanham o asteamento da Bandeira, cantando o Hino Nacional.
 
PALAVRA DE PM

 “Diante dessas crianças, percebemos o quanto a Polícia Militar é importante e valorosa para as pessoas. Em solenidade como essa, sentimos como crianças, adolescentes e adultos são ligadas aos valores cívicos, como o culto à Bandeira e ao Hino Nacional. Nós contribuímos, de forma decisiva para trazer à tona esses valores e não podemos deixar que eles percam sua essência. Jamais.”
Cel Renato Vieira de Souza - Comandante Geral da PMMG

“O culto à Bandeira Nacional simboliza o sentimento de patriotismo e nos dá a certeza de que mais que um direito, é um dever chamar a atenção da população para a importância de torná-lo sempre vivo na mente das pessoas.”
Cel Márcio Martins Sant´Ana - Chefe do Estado-Maior da PMMG

“A Troca do Pavilhão reforça e reaviva o espírito cívico nos nossos jovens. Essa solenidade é fundamental por uma questão de patriotismo. Ela reafirma o valor patriótico do Hino Nacional, da Bandeira Nacional e da Hino da Bandeira, que, às vezes, é pouco lembrado pelas pessoas.”
Cel Marco Antônio Badaró Bianchini – Diretor de Apoio Operacional – DAOp

“Visibilidade institucional e integração aproximam e facilitam o contato da Polícia Militar com as pessoas. Uma solenidade como essa propicia a participação em conjunto e cria empatia entre a PM e a comunidade.”
Cel Itamar de Almedia Sá - Diretor de Apoio Logístico – DAL

OPINIÃO

Sob os acordes da Banda de Música da PM, regida pelo Tenente José Geraldo dos Santos, os estudantes falaram sobre a importância da solenidade.

A aluna do 6º ano da Escola Municipal Professora Maria Mazarello, Ana Carolina Oliveira, de 11 anos, diz que adora cantar o Hino Nacional e acha importante o momento cívico, promovido pela Polícia Militar. "Este evento é uma grande oportunidade de ter contato com os símbolos brasileiros e, principalmente, conhecer mais sobre o Hino da Bandeira, que é pouco cantado", acrescentou.

"É a primeira vez que participo de uma solenidade da Polícia Militar. Vejo como um incentivo para que possamos cantar os hinos corretamente e sermos mais patriotas." Com estas palavras, a estudante do 8º ano, Kétila Lorraine Souza Bessa, de 13 anos, definiu a emoção de assistir ao desfile dos militares e ao hasteamento da Bandeira.

Além do desfile da tropa, o ponto alto da cerimônia, na opinião de Marcos Vinícius Batista, de 13 anos, foi a apresentação dos cães do Canil da PMMG. "Eu gostei de ver como os cães obedecem aos militares. Para mim, os PMs protegem tanto a vida quanto o patrimônio", completou o aluno do 5º ano.

Para Lises Silva de Almeida, professora de Português do 8º ano, o mais importante da Troca do Pavilhão Nacional é fortalecer o patriotismo nos adolescentes e integrar, cada vez mais, os jovens com a Corporação. "É fundamental que os alunos tenham contato com a disciplina dos policiais, que servem como exemplo. Nesse evento, podemos reforçar a importância dos valores nacionais, que as vezes, ficam muito esquecidos."

CONCURSO
Com o tema, Polícia Militar, uma Mão Amiga, a PM promoveu, em conjunto com a Secretaria de Educação, mais um concurso de redação. "Os textos que recebemos demonstraram com clareza para nós, da secretaria, o carinho que os estudantes têm com a PM. Fortalecer essa parceria é um dos nossos objetivos", explicou a representante do órgão, Marcelle Azzi.

As três vencedoras do concurso, da escola Maria Mazarello, Larissa Aparecida Almeida, Letícia de Moura Santos e Rayanne Pereira dos Santos, receberam, das mãos do comandante-geral, além do certificado de Honra ao Mérito, um boneco PM Amigo Legal e um kit escolar.

REDAÇÃO VENCEDORA

Polícia Militar, para todos os lados que olhamos só encontramos o mal. Será que Deus não colocou no mundo ninguém com capacidade para nos proteger? Se pararmos pra pensar existe sim, e essas pessoas são os policiais militares.
São homens e mulheres com força e garra para lutar pelo nosso Brasil com determinação para acabar com o crime. Essas pessoas colocam nossa segurança em primeiro lugar arriscando suas vidas.
 
Quando me perguntam o significado de Polícia Militar, só encontro um significado: pessoas capazes de fazer o bem, não só para si mesmos, mas para todos nós. Mas há muitas palavras para explicar os policiais militares: trabalhadores dedicados, honestos e justos que merecem ser valorizados pelo seu trabalho.
 
Sei que com o apoio da Polícia Militar, nosso país vai melhorar. E, no futuro, quando a sociedade estiver mais tranquila sem tantos crimes e violência, eu sei o que responder para quem quiser saber. Quem ajudou a melhorar este país? Só tem uma resposta: A Polícia Militar, nossa mão amiga. (Larissa Aparecida Almeida)

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA PMMG

- De 1º a 17 de junho (4ª a 18ª RPM) - Solenidades de entrega da Medalha Alferes Tiradentes, colaboradores beneméritos e destaques profissionais no interior do Estado, bem como realização de operações com distribuição de Dicas PM, lançamento de spot, divulgação do portfólio de serviços prestados pela PMMG, ocupação visual em locais públicos com cartazes e banners.
 
- Dia 1º - 10h - Cerimônia de Troca do Pavilhão Nacional e Abertura da Semana da PMMG - Praça da Bandeira, em Belo Horizonte.

- Dia 3 - 10h15 - Solenidade comemorativa do Dia do Pessoal da Reserva e Reformado da Polícia Militar, com entrega da Medalha Coronel Fulgêncio e do Dever Cumprido, no pátio da APM (Rua Diábase, 320 - Prado)

- Até dia 19 de junho - Mostra de Artes Plásticas da PMMG, divulgação de peças gráficas no Metrô e outros meios de transporte público, salas de cinema, mídia, apresentação de portfólios de serviços e apresentações musicais no Terminal Rodoviário de Belo Horizonte, Cidade Administrativa e shoppings.

- Dia 9 - 20h - Solenidade de aniversário da Polícia Militar, com a entrega da Medalha Alferes Tiradentes, no pátio da APM (Rua Diábase, 320 - Prado)

Abertura da 1ª Olimpíada Alferes Tiradentes com o envolvimento de componentes de todas as Região de Policia Militar.

- Dia 10 - 7h15 - Solenidade de outorga da Medalha de Mérito Profissional, no pátio da APM (Rua Diábase, 320 - Prado)

- Dia 17 - 22h - Baile de Gala da PMMG, no Clube Labareda (Avenida Portugal, 4.020, Bairro Itapuã) 

- De 8 a 10 de julho - Aniversário do Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes - RCAT, sob a coordenação da própria unidade.
 
Alexandre França/Márcia Cândido/Sheila de Ângelis
Jornalistas


 Foto: Cabo Janilson Ferreira
Policiais Militares, cercada por uma multidão, 
que acompanharam a solenidade na Praça da Bandeira
 Clique na imagem para ampliar

 Uma das vencedores do concurso, Larissa aparecida de Almeida, 
ladeada poelo Cel Renato e pelo Cel Sant'Ana
Clique na imagem para ampliar

Cel Sant'Ana e as vencedoras do concurso de redação
, Letícia de Moura Santos ,Rayanne Pereira dos Santos
e Larissa Aparecida de Almeida
                                                                                      Clique na imagem para ampliar


No alto da praça, o Banner chama a atenção para a importância da cidadania
Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar


Parabéns alunas da Mazarello, continuem brilhando!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...