terça-feira, 6 de maio de 2014

VOCÊ SABE O QUE É UM LIVRO CLÁSSICO?


-->
Muitos livros são classificados como clássicos, mas você sabe quais são os critérios usados para defini-los de tal forma? Descubra
 
Crédito: Shutterstock.com
Quanto mais concentrado você estiver na sua leitura, maiores serão suas chances de recordar o que foi lido.
Não é incomum ouvir pessoas falando que “tal livro é um clássico” ou que “esta é uma leitura clássica”. Mas, afinal, qual é o critério usado para definir se um livro é clássicoou não? Um clássico é, em geral, um livro que representa o período em que foi escrito e que atravessa gerações sem perder seu valor. Por isso, dificilmente um livro recém-publicado é categorizado como uma leitura clássica.
Um livro desse tipo tem apelo universal: sua história é capaz de tocar pessoas de diferentes culturas, na maioria das vezes porque tratam de temas que podem ser entendidos por leitores de diversas idades, como amor, ódio e morte, e têm características com qualidade artística: expressões de amor, verdade e beleza.
Clássicos exercem influência não só na vida dos seus leitores, mas também na forma de escrever de outros autores, que geralmente buscam inspirações sobre estilo e ideias que podem ser colocadas em suas obras.
Enfim, podemos considerar que as características de um clássico são três:
1 – Não perder seu valor com o tempo
2 – Apelo universal
3 – Influência sobre outros autores
Fonte: Disponível em: < http://mundobibliotecario.wordpress.com/2014/03/01/o-que-e-um-livro-classico/ >;. Acesso em: 6 mai. 2014.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...