sexta-feira, 17 de junho de 2011

Leitura na biblioteca

Todos sabemos a importância da contação oral de histórias para o incentivo e a formação de leitores, mas a leitura de livros para as crianças também tem sua importância. Essa forma de interagir o livro com a criança - à medida que o leitor ler o livro vai mostrando as ilustrações -, vai despertando, aos poucos, a curiosidade pelo  livro. A criança houve atentamente  e fica esperando a imagem daquela passagem da história. E quando a leitura  termina, elas querem levar aquele livro para casa, mesmo já sabendo toda a história. Essa tem sido a minha experiência como leitora de livros literários para crianças de 1º ao 4º ano do ensino fundamental. São seis turmas com horário marcado na biblioteca. E cada turma houve pelo menos uma história por semana. O dia que elas mais amam é o dia da biblioteca, elas dizem.... Elas chegam e tomam o espaço reservado na biblioteca  para a contação de histórias e só depois escolhem o livro para levar para casa. O livro lido é sorteado entre os alunos.

Desde o início do projeto, notamos que os alunos têm mais compromisso no cuidado e devolução dos livros. No ano de 2010, apenas 3 livros ficaram sem devolução.E alguns poucos foram danificados.

A biblioteca, além de servir de mediadora entre o livro e a criança, faz  um trabalho educativo conscientizando  para a  importância da preservação do acervo. Quando a turma toda entrega o livro no mesmo dia ganham um prêmio surpresa. Mais um incentivo para o cuidado e devolução do material.

É muito importante que a biblioteca escolar não seja apenas uma depositária da informação, mas que exerça seu papel de mediadora da leitura. Só assim teremos a oportunidade de formar leitores literários e de mudar a situação do país no ranking da leitura. Vejam as imagens.


clique na imegem para ampliar
Clique na imagem para amplicar
Clique na imagem para ampliar



segunda-feira, 13 de junho de 2011

Blog e Literatura

Esse blog foi criado para divulgar, a priori, as atividades de literatura realizadas pela biblioteca. Depois ampliamos para a participação dos alunos. Aqui o aluno pode colocar suas postagens (poesias, produções de textos, acrósticos, etc.), fazer comentários, fazer sugestões, visitar outros sítios ligados à literatura e ao ensino. Dessa forma esperamos incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

O trabalho com o blog teve reconhecimento após apresentação no fórum de leitura, pela bibliotecária Zélia, que aconteceu na Secretaria Municipal de Educação em abril,  e foi assunto para reportagem da Rede Minas TV. Eles estiveram na escola e fizeram a reportagem na sala de informática com a bibliotecária, e entrevistaram alguns alunos. A entrevista com a aluna Polyana foi destaque na reportagem.

A reportagem foi veiculada no dia 25 de maio, no jornal visual da Rede Minas TV. Veja a matéria acessando o link abaixo.

http://www.redeminas.tv/centro-de-midia/jornal-visual/blogs-e-literatura

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...