segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Premiação na Jornada Literária

PBH DIVULGA RESULTADO DA 2ª JORNADA LITERÁRIA



A Secretaria Municipal de Educação/SMED  de Belo Horizonte parabeniza a todos os profissionais da Educação das escolas que participaram do Projeto 3º ciclo Sujeitos & Práticas. Dentre as ações desse projeto, ressalta-se a 2ª Jornada Literária 2012, cujo tema foi “Sons, Cores, Imagens e Sabores: Áfricas no Brasil”. Essa ação teve como objetivo principal incentivar estudantes e professores do 3º ciclo a construírem conhecimentos no campo do letramento literário. Para tanto, os professores participaram de encontros de formação, coordenados pela equipe do 3º ciclo, e realizaram oficinas de produção de textos literários e de projeto gráfico. Esse trabalho culminou com a escrita e ilustração de 62 livros, pelos estudantes, orientados por seus professores e profissionais de biblioteca.
Para o resultado final, a SMED contratou uma comissão de profissionais da área de literatura, linguística, editoração e de projeto gráfico, que avaliou os livros recebidos, dando legitimidade a esse resultado. Para a análise dos produtos literários, a equipe do 3° ciclo, com a participação do Núcleo de Relações Étnico-Raciais e de Gênero e do Núcleo de Bibliotecas, estabeleceu critérios, a saber: a qualidade do projeto gráfico e editorial dos textos, além da obediência aos parâmetros do regulamento e da constatação da criatividade e do protagonismo dos educandos na elaboração do produto literário.
Ao fim do processo, tanto a comissão de análise dos livros quanto as equipes envolvidas na 2ª Jornada Literária 2012 ressaltaram a qualidade dos livros produzidos, os quais revelaram um apurado trabalho de pesquisa que antecedeu a produção final. Soma-se a isso, o fato de essa produção dialogar, de forma interessante, com a temática e a realidade dos estudantes escritores, por meio de impressões e imagens.
Diante da diversidade dos trabalhos mediados por competentes educadores, destacam-se dez obras, que conseguiram não só se adequar às exigências de participação na ação, como também estimular leituras verbais e visuais polissêmicas e instigantes.
Desta forma, os livros finalistas abaixo relacionados são os indicados para participarem da seleção do VI kit de literatura Afro-brasileira (Categorias 1 e 2 – Turmas regulares e Projeto de Intervenção Pedagógica, respectivamente). São eles:
  • Rima aqui, rima lá: Rimas no Brasil de coisas da África” (E.M. Professor Paulo Mendes Campos)
  • África Brasil mistura mil” (E.M. Israel Pinheiro)
  • África em nós” (E.M. Gracy Vianna Lage)
  • Brasil diverso, Brasil em Versos: nossas heranças africanas” (E.M. IMACO)
  • Pandeiro Poético” (E.M. São Rafael)
  • Olhares poéticos sobre a África” (E.M. Eloy Heraldo Lima)
  • Elos” (E.M. Professora Maria Mazarello),
  • África que existe em mim” (E.M. Salgado Filho)
  • Acontecências daqui e de lá...” (E.M. Marconi)
  • Afro-brasilidades” (E.M. Tristão da Cunha)
Já o trabalho selecionado na Categoria 3 - Relato Individual da Prática Pedagógica com a jornada literária “Sons, Cores, Imagens e Sabores: Áfricas no Brasil” (com 6 relatos enviados) é o do Professor Paulo Roberto Braga da E.M. Dinorah Magalhães Fabri.

Finalmente, na Categoria 4, o trabalho selecionado - Relato individual de participação na 2ª jornada literária da RME/PBH do/a profissional em atuação na biblioteca (com 5 relatos enviados) é o de Zenaide Correa da Silva, da biblioteca da E.M. Professora Maria Mazarello.

Fonte: PBH

PARABÉNS AOS ALUNOS 
E PROFISSIONAIS QUE 
TRABALHARAM PARA A 
REALIZAÇÃO DESSE PROJETO 


orkut e hi5, Parabéns, glitter para orkut, imagens, gifs animados, mensagem para orkut



Dia de autógrafo












LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...