sexta-feira, 17 de junho de 2011

Leitura na biblioteca

Todos sabemos a importância da contação oral de histórias para o incentivo e a formação de leitores, mas a leitura de livros para as crianças também tem sua importância. Essa forma de interagir o livro com a criança - à medida que o leitor ler o livro vai mostrando as ilustrações -, vai despertando, aos poucos, a curiosidade pelo  livro. A criança houve atentamente  e fica esperando a imagem daquela passagem da história. E quando a leitura  termina, elas querem levar aquele livro para casa, mesmo já sabendo toda a história. Essa tem sido a minha experiência como leitora de livros literários para crianças de 1º ao 4º ano do ensino fundamental. São seis turmas com horário marcado na biblioteca. E cada turma houve pelo menos uma história por semana. O dia que elas mais amam é o dia da biblioteca, elas dizem.... Elas chegam e tomam o espaço reservado na biblioteca  para a contação de histórias e só depois escolhem o livro para levar para casa. O livro lido é sorteado entre os alunos.

Desde o início do projeto, notamos que os alunos têm mais compromisso no cuidado e devolução dos livros. No ano de 2010, apenas 3 livros ficaram sem devolução.E alguns poucos foram danificados.

A biblioteca, além de servir de mediadora entre o livro e a criança, faz  um trabalho educativo conscientizando  para a  importância da preservação do acervo. Quando a turma toda entrega o livro no mesmo dia ganham um prêmio surpresa. Mais um incentivo para o cuidado e devolução do material.

É muito importante que a biblioteca escolar não seja apenas uma depositária da informação, mas que exerça seu papel de mediadora da leitura. Só assim teremos a oportunidade de formar leitores literários e de mudar a situação do país no ranking da leitura. Vejam as imagens.


clique na imegem para ampliar
Clique na imagem para amplicar
Clique na imagem para ampliar



Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...