quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Pegadas de Novos Escritores III


Foi lançado na Assembleia Escolar, dia 12 de Dezembro, a nova Coletânea de Textos "Pegadas de Novos Escritores III" dos alunos e funcionários da E.M.P. Maria Mazarello. O Concurso já está em sua 10ª edição e é organizado pela biblioteca "Estação do Saber" em parceria com os professores.  

Confira:










terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Turismo no Caribe e no Nordeste do Brasil

Este é o tema da nova exposição na biblioteca que consiste na mostra de trabalhos realizados pelas turmas dos 8ºs e 7ºs anos, do II turno, sob a orientação do professor de geografia Erisberto.








terça-feira, 4 de novembro de 2014

Bibliotecas públicas e acessibilidade

Até abril de 2015, dez bibliotecas públicas localizadas nas cinco regiões do país, ganharão qualificação profissional, melhorias no acervo e novas tecnologias para que sejam totalmente acessíveis a pessoas com deficiência. O objetivo é que se tornem referência e multiplicadoras para as outras seis mil bibliotecas públicas do país. A Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, em Minas Gerais, e a Biblioteca Pública Estadual Levy Cúrcio da Rocha, no Espírito Santo, serão algumas das contempladas.

 
NOTA 2.1

O Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), vai liberar uma verba de R$ 2,7 milhões para que a A Mais Diferenças (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP) seja responsável pela adequação das bibliotecas.
Após a qualificação profissional, a ação será dirigida a mudanças no acervo, tornando-os acessíveis. “A ideia é avançar. Não pensar somente no livro em Braille – que já está disponível em algumas bibliotecas – mas pensar também, por exemplo, no livro digital bilíngue (português e libras). Queremos também ampliar a acessibilidade a todos os públicos com deficiência, não apenas a visual”, explica Carla Mauch, coordenadora do Mais Diferenças e responsável pela execução do projeto.

NOTA 2.2

Outra etapa do projeto consiste na aquisição de tecnologia assistida, com recursos que permitam que as pessoas com deficiência tenham acesso ao conteúdo da biblioteca. Exemplos disso são as impressoras em braile, leitores de tela, teclados colmeia e aplicativos diversos.
A Mais Diferença quer montar uma análise mais ampla sobre o tema. Para isso, elaborou um questionário direcionado a todas as bibliotecas e que servirá de base para a realização do Diagnóstico Nacional de Acessibilidade em Bibliotecas Públicas. A instituição também criará um site acessível com manual para as demais bibliotecas.

NOTA 2.3

Com a pesquisa, o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e a Mais Diferenças vão elaborar ao fim do projeto, diretrizes nacionais para as políticas públicas de acessibilidade em bibliotecas públicas brasileiras.

NOTA 2.4
Conheça as bibliotecas contempladas:

Biblioteca Pública Estadual Luis de Bessa (MG)
Biblioteca Pública Estadual Levy Cúrcio da Rocha (ES)
Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim (MS)
Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça (MT)
Biblioteca Pública Municipal Professor Barreiros Filho (SC)
Biblioteca Pública do Estado do Paraná (PR)
Biblioteca Pública Estadual do Amazonas (AM)
Biblioteca Pública Estadual do Acre (AC)
Biblioteca Pública Benedito Leite (MA)
Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BA)

Matéria replicada na íntegra do blog  http://blog.crb6.org.br/



PINTORES PERUANOS

Obras de pintores peruanos fazem parte da nova exposição de arte da biblioteca. A exposição é composta por répricas de pinturas dos artistas: Albert Linch, Cristhian Irvin Búquez Vergara, Juan de la Cruz Machicado, Lucy Angulo Lafosse e José Higino Perea Pascual, e pelas melhores releituras das obras desses pintores realizadas pelos alunos da turma 502, da profª  Jacqueline.

PROJETO: PINTORES PERUANOS - Releitura de obras

Profª Jacqueline

Justificativa

A ideia do projeto surgiu a partir da proposta de apresentação na Feira Cultura da Faculdade de Letras da UFMG. Trata-se de uma oportunidade de estabelecer um trabalho pedagógico direcionado para a apreciação de pinturas de artistas peruanos identificando elementos culturais diferentes e semelhantes.

Visto que esta constitui uma oportunidade única de propiciar aos alunos do quinto ano do ensino fundamental a oportunidade de conhecer um pouco sobre a cultura peruana.

Como os alunos já haviam feito  um trabalho de releitura de uma exposição denominada "Paisagens" percebi que seria viável dar continuidade ao trabalho apresentando, agora, uma outra perspectiva.

Publico alvo: alunos do 5° ano - Ensino Fundamental - Turma 502.

Tempo de execução: uma semana

Objetivo geral:

  • Promover o desenvolvimento cultural dos alunos propiciando que conheçam alguns pintores peruanos e algumas se suas obras.

Objetivos específicos:
  • Apresentar obras de arte de alguns pintores peruanos como fonte de integração cultural;
  • favorecer a apreciação de produções artísticas;
  • identificar aspectos culturais por meio da observação;
  • aguçar a curiosidade sobre outras formas de vida e culturas;
  • produzir atividades de releitura por meio das obras identificando diferenças culturais. 
Confira nas imagens abaixo

 











aplausos

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

PRIMAVERA

CHEGOU A PRIMAVERA NA ESCOLA E NA BIBLIOTECA!


A PRIMAVERA

Profª Maria Helena Alvarenga

A primavera chegou
cheia de flores e sol.
A natureza parece
nascer em todo arrebol.

Tudo replende e floresce.
Há um tapete de ipê.
Pétalas caem no solo,
o mundo é para você.

Vamos viver com alegria
é tempo de ser feliz.
Setembro traz primavera
para quem sabe o que diz. 
 




Animações de flores




LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...